As forças antagonistas
Antagonista e protagonista estabelecem uma relação intensa, como em um cabo de guerra, em que um tenta se sobrepor sobre o outro, de tal forma que o personagem principal saia fortalecido no final.
Olá!
Que bom que você está lendo a Aprendiz de escritora. Estou grata por sua generosidade de acompanhar a jornada de estruturação do meu primeiro romance.
Se ainda não viu os passos anteriores do desafio, acesse nosso arquivo.
Vamos a mais uma cartinha?
O elemento antagônico
Na última carta, falei sobre como a mensagem por trás da historia deve ser capaz de conectar quem está lendo ao protagonista e também a quem escreveu o romance.
Nesta, vamos falar sobre o elemento antagonista — o indivíduo ou a situação — que obrigará o protagonista a enfrentar seus problemas internos.
Em meu romance, a antagonista — sim, é uma mulher — precisava estabelecer uma relação com a protagonista tão intensa, a ponto de fortalecer esta. Coloquei, então, ambas em lados opostos como em um cabo de guerra, em que uma tenta impor seu ponto de vista e sobrepor sua vontade sobre a outra.
Da mesma forma que construí a personagem principal, atentei para os detalhes da antagonista. Ela precisava ser forte a ponto de obrigar a protagonista a enfrentar seus problemas internos e superar seus traumas emocionais.
Além desse elemento externo, representado por uma personagem humana, incluí, ainda, o conflito interno atuando como uma força contrária dentro da própria protagonista. Devido à sua susceptibilidade à influência dominadora da antagonista, ela enfrentará uma dupla dificuldade para realizar seus projetos: vencer a dificuldade em lidar com sua opositora e se livrar da dependência afetiva que se estabeleceu entre as duas.
Algumas vezes, elas estarão competindo pelo mesmo objetivo, e entrarão em conflito direto ao longo da história. Toda vez que a protagonista estiver prestes a alcançar uma vitória, sua oponente se levantará para desencorajá-la e enfraquecê-la a fim de dissuadi-la a agir de acordo com seus desmandos. Será uma batalha emocional e emocionante.
Características da antagonista
o Em grande parte da vida terá uma relação muito próxima com a protagonista, em casa e no trabalho.
o Exercerá um controle emocional sobre a protagonista a ponto de esta só tomar decisões após consultá-la.
o Tentará interferir nas decisões pessoais, profissionais e afetivas da vida da protagonista.
o Perfeccionista e controladora, terá sempre uma crítica mordaz sobre qualquer assunto relacionado às conquistas da protagonista.
Vocês acham que peguei pesado com a minha protagonista? Ela enfrentará sua oponente ou se quedará ante a força antagônica dentro de si?
Na próxima cartinha…
Vamos falar sobre os outros personagens e como sua função na história repercutirá no tema de alguma forma.
Espero que gostem de ler e, quem sabe, opinar. Vou adorar. :)
Lendo
A ciranda das mulheres sábias, de Clarissa Pinkola Estés
Um convite a um diálogo com a representação arquetípica da mulher sábia. A sabedoria não está relacionada a quantos livros uma pessoa leu; quantas línguas, é capaz de dominar ou mesmo a um diploma universitário. A sabedoria vem de algo ancestral, tribal, de vivências coletivas e da memória coletiva. Não é um conceito concreto e fechado, mas uma descoberta em qualquer tempo da vida. E, às vezes, essa mulher é de carne e osso, outras, está adormecida em algum lugar das nossas lembranças.
Na fila
Periféricos, de William Gibson
Assisti à série e não resisti à tentação de ler a obra original. O autor cria um futuro assombrado pelo passado e nos traz uma reflexão sobre como as escolhas que fazemos hoje podem interferir no futuro e forçar outros a viverem sob a consequência dos nossos erros.
Para terminar…
Ah, quando me sinto guerreira, prestes a tomar das armas e ganhar um rosto que não é o meu, mergulho numa exaltação dourada, caminho pelas ruas sem endereço, como se a partir de mim, e através do meu esforço, eu devesse conquistar outra pátria, nova língua, um corpo que sugasse a vida sem medo e pudor. (Nélida Piñon)
Então é isso.
Estou feliz por você ter lido até aqui. Vou ficar mais feliz se receber seu comentário. : )
Se desejar, compartilhe esta cartinha com outras pessoas que curtiriam este conteúdo.
Grata pela leitura e até a próxima!
. Instagram: @denise_gals
· Twitter: denisegals
. Blog: Café à escrivaninha
Obrigado por ler a Aprendiz de Escritora!
Inscreva-se gratuitamente para receber novas postagens e apoiar meu trabalho.