Embates abalam a história
O retorno ao exercício da escrita. O confronto entre protagonista e antagonista no novo romance.
Olá!
É sempre uma alegria ter você acompanhando meu processo de escrita de romances.
Por um determinado período eu deixei de escrever, não só aqui na newsletter, mas também no blog Café à escrivaninha e na edição do novo romance. Neste ínterim, tive problemas de saúde, incluindo uma pneumonia, e outros impedimentos que me obrigaram a estender o período sabático.
Mesmo cansada e doente, mantive minhas atividades de rodas de leitura mensais e de oficinas de mediação de leitura que já estavam agendadas.
Felizmente, estou melhorando aos poucos e já me me sinto disposta a retomar a conversa com vocês aqui na Aprendiz de Escritora.
Fique de olho em sua caixa de e-mails. As edições estão de volta!
Vamos à cartinha?

Protagonista confronta a antagonista
Nas edições anteriores eu vinha falando sobre o processo de construção do novo romance. Vamos relembrar a premissa: Uma secretária executiva de meia idade obcecada por um sentimento de obsolescência tenta se manter produtiva, independente e interessante.
Nossa heroína vem sendo vítima de boicotes de uma funcionária mais jovem que deseja usurpar seu lugar. Já compartilhei na edição anterior: Uma reviravolta surpreendente, como construí as pistas ao longo da história para uma mudança inesperada nos acontecimentos do romance.
Nesta edição, vou mostrar como planejei um momento de confronto entre protagonista e antagonista. Este é o ponto da história em que ambas chegam a um embate decisivo para suas carreiras na empresa.
Uma maneira de fazer isso foi levar a protagonista a realizar uma má escolha:
A protagonista arrisca-se a cometer uma falha em seu trabalho e provocar dúvidas sobre sua competência diante do seu executivo.
Forçada a resolver o problema que tem evitado há algum tempo, ela faz algo que vai contra uma crença pessoal e reverte a situação a seu favor e contra a antagonista.
A antagonista assediadora sofre as graves consequências da atitude inusitada da protagonista e a acusa de provocar sua derrocada na carreira.
A jovem ameaça revidar expondo situações dentro da empresa em que trabalham que poderiam comprometer a imagem da protagonista.
A protagonista a enfrenta com uma postura firme e confiante, aumentando ainda mais a fúria da antagonista que faz novas ameaças para derrubá-la.
A partir de agora, a protagonista precisará se proteger das futuras investidas de sua oponente a fim de manter sua integridade moral e profissional. Continue comigo.
Na próxima cartinha
Vou mostrar como planejei a estratégia da protagonista para se preparar para um desfecho desfavorável.
Dica de Leitura e um Convite
Marias que vão e que não vão com as outras, de Isa Martins
Contos que evocam questões sobre liberdade, respeito, violências e que lugares as mulheres querem efetivamente ocupar. O quanto conexão é força e que outros caminhos podemos tomar quando estamos amparadas.
A autora Isa Martins estará comigo na próxima roda de leitura, no dia 25 de julho, no meu Instagram @denisegals. Inscreva-se para receber o lembrete e participar da live conosco!
Para encerrar…
A liberdade, que toda sociedade sonha reconquistar, explode no peito de toda mulher que viveram dias de terror com seus algozes.
Isa Martins, em Marias que vão e que não vão com as outras
Então é isso
Se gostou desta edição, conte para mim nos comentários ou responda ao e-mail. Vou adorar conversar com você.
Compartilhe esta cartinha com outras pessoas que apreciariam conteúdos sobre planejamento e construção de romances.
Se você ainda não leu o meu primeiro romance, agora é a hora! Conheça o Café & Romance.
Grata pela leitura, um grande abraço e até a próxima!
Espero que você esteja melhor, Denise!