Quem tem o ponto de vista na cena?
O ponto de vista a partir do qual a história será contada deve estar relacionado ao narrador escolhido.
Olá!
Espero que tenha aproveitando a feriado ou descansado em casa. Eu passei o fim de semana na praia, a fim de relaxar antes de ser submetida a uma cirurgia. Correu tudo bem e estamos de volta, ainda em processo de recuperação. Por essa razão, não tivemos a cartinha da semana passada.
Agradeço por você estar aqui de novo a me acompanhar na saga de construir romances.
Obrigado por ler a Aprendiz de Escritora!
Assine grátis para receber as novas edições.
Vamos a mais uma cartinha?
Na edição anterior mostrei, mostrei como construí os personagens coadjuvantes de meu novo romance e de que maneira sua função na história irá repercutir no tema de alguma forma. Nesta, vamos falar rapidamente sobre o narrador e o ponto de vista, a partir do qual a história será contada.
A perspectiva de quem conta a história
O ponto de vista a partir do qual a história será contada deve estar relacionado ao narrador escolhido. Nesse romance, optei por usar um narrador em terceira pessoa, onisciente, porque me dá liberdade para passear o olhar por vários ângulos ao longo da narrativa.
Como a história é narrada
o O narrador do meu romance usará uma linguagem culta, sem muitos rebuscamentos, obviamente. Gosto de uma escrita simples, descontraída e com muita conversa. Embora não abuse tanto do uso de diálogos, como no romance anterior, eles ainda estarão presentes em toda a narrativa.
o O foco estará, a maior parte do tempo sob a ótica da protagonista, oscilando entre as outras personagens. Gosto disso. Desde os diálogos entremeados de narração e descrição, às ações e sensações dos participantes das cenas.
o A conexão entre a voz do narrador e dos personagens também será bastante presente na narrativa. Onisciente, meu narrador viverá dentro de suas mentes, com fluxo de pensamento e gente pensando alto e falando sozinha. Acho isso muito bom.
Na próxima cartinha
Vamos falar sobre o cenário, com os detalhes e as características que o tornam uma fonte rica de elementos narrativos.
Leituras
O Castelo das Águias. Ana Lúcia Merege
Este é o livro sobre o qual vamos conversar em nosso clube do livro, a Confraria em Busca do Livro Perdido. Um romance de fantasia povoado por personagens mágicos, como elfos, águias e outros seres mitológicos, além de humanos que convivem com a magia. Amo.
As cores do coração. Dani Assis
Esta será a obra que levarei para a próxima roda de leitura “Só românticos”. Um drama romântico sobre doação de órgãos, com uma pegada sobrenatural, que mostra o encontro sensível com os receptores dos órgãos. Vem ler comigo na roda de leitura. Inscreva-se de graça aqui.
Para terminar
Uma hora ou outra, todos experimentamos os mesmos sentimentos, as mesmas lutas, e isso me mostra a importância que uma pessoa pode ter na vida de outra, porque, quando um está fraco, o forte o levanta do chão; quando um chora, o outro seca sua lágrima. E é assim que mantemos o equilíbrio e a bondade entre nós.
Dani Assis, em As cores do coração
Então é isso.
Estou feliz por você ter me lido até aqui. Ficarei mais feliz em receber um comentário seu. Pode ser?
Se desejar, compartilhe esta cartinha com outras pessoas que poderiam gostar deste conteúdo.
Convido você a ler o meu livro Café & Romance. Ele está disponível em formato físico e digital. Adquira na loja virtual da Editora Pedregulho ou na Amazon.
Grata pela leitura e até a próxima! ❤
· Site: Denise Gals
. Instagram: @denisegals