Sonhos e novos projetos no ar
Edição especial de Ano-novo. Novos projetos e novidades na newsletter.
Olá,
Que bom iniciar 2024 com a honra de sua leitura. Agradeço por acompanhar minha jornada de estruturação de romances durante o ano passado. Vai ser uma alegria continuar falando sobre o que me apetece a alma: a escrita critiva.
Neste primeiro dia do ano, preparei uma edição especial. Quero trazer algumas novidades para a newsletter. Vem comigo?
Obrigado por ler a Aprendiz de Escritora! Assine grátis para receber as novas edições.
Vamos a mais uma cartinha
Com a chegada do Ano Novo, decidi fazer algumas alterações na estrutura da newsletter. É sobre isso que trataremos nesta edição.
Sou uma sonhadora
Quem diria que essa aprendiz de escritora, que começou a criar um romance para preencher o tempo na pandemia de Covid, iria realmente publicá-lo em 2023?
Como se não bastasse, a esta altura da vida, resolve se embrenhar em um outro projeto mais ousado?
Como você pode perceber, terminei de compartilhar, aqui na newsletter, a jornada desde a estruturação até a publicação do Café & Romance. O que fazer daqui para a frente, você deve estar se perguntando.
Um novo projeto literário
Durante o processo de preparação até o lançamento do meu livro, estive ocupada escrevendo uma outra história. Desta forma, a partir deste ano, além de partilhar, com você, as etapas de publicação do primeiro romance, trarei também, a segunda jornada de construção de um novo projeto de escrita.
Em 2024, estou determinada a fazer esta nova história fluir com leveza. Aos poucos, percebo meu texto mais enxuto e substancial. Estou focada em criar sem medo de críticas ou censura.
Se vou conseguir publicar este novo romance este ano, realmente não importa, neste momento. Sinto-me inspirada pelo tema e me permitindo ser uma escritora.
Então, a partir da próxima edição, inaugurarei um novo bloco, aqui na newsletter, em que compartilharei o nascimento deste segundo projeto de escrita.
Convido você a continuar comigo e acompanhar minha jornada na escrita de romances.
Na próxima cartinha
Como prometi na edição anterior, os próximos passos para o meu primeiro romance publicado chegar às pessoas dependiam de divulgação acirrada. É sobre isso que falaremos na próxima carta. E também revelarei a premissa do novo romance.
Uma palinha de Café & Romance
Janeiro transcorreu sem maiores incidentes. Todos os dias, ao fim do expediente no Café & Romance, Hugo e Diana subiam ao apartamento no andar de cima. O dele fora, afinal, alugado a um casal de turistas até o fim do mês.
Após o jantar, entregavam-se a seus projetos pessoais até a hora de dormir. Diana refez a estrutura do novo romance e começou uma rotina obstinada de escrita dos capítulos do segundo livro. O primeiro como Diana Almeida.
Hugo mantinha-se ocupado com a demanda do escritório de advocacia. Ela, na escrivaninha em frente ao janelão da sala. Ele, com fones de ouvido, na bancada da cozinha integrada.
O fim das noites havia se tornado o começo de uma nova história para ambos. Havia mais amizade, mais intimidade. Faziam amor com mais intensidade e paixão.
Algumas vezes, sem acúmulo de trabalho no escritório, Hugo ficava ocioso. Nessas ocasiões, tentava convencer Diana a assistir a uma peça ou a um filme em cartaz. Ela precisou ser firme para fazê-lo entender que as saídas noturnas interferiam em seu projeto.
— Não percebe que está deliberadamente atrasando meu trabalho? Você sabe que eu preciso desse tempo para escrever!
Hugo, então, trancava-se no quarto. Ressentia-se de assistir a filmes e a séries sozinho, enquanto ela escrevia na sala. A convivência não parecia estar dando certo. Solicitava a presença dela, interrompendo seu processo criativo.
Às vezes, pressionada, atendia seu chamado. Desligava o computador mais cedo e se entregava às delícias do sexo nos braços dele. Outras vezes, encontrava-o dormindo, quando demorava a voltar ao quarto, deixando-a frustrada.
Logo Diana passou a pressioná-lo a voltar para a casa dele. E ele reiterava a promessa de que iria embora quando seu apartamento estivesse disponível novamente.
E então surgia uma nova pilha de processos. E a paz voltava a reinar entre os dois por mais alguns dias.
Fragmento de Café & Romance, de Denise Gals
Estou lendo
Persuasão, de Jane Austen
Esta é uma obra tão fascinante com um romance envolvente. Há mais sofrimento e ansiedade nas personagens do que nos outros livros de Austen, com a delicada relação entre Anne e o Capitão Wentworth, permeada de mágoas passadas. Estou relendo o romance para discussão em clubes do livro. Um prazer sempre renovado, não uma obrigação. Sou fã de Jane Austen, de carteirinha.
O Problema dos Corpos, de Cixin Liu
O livro faz parte de uma série que apresenta uma combinação única de elementos de ficção científica, história e filosofia. Liu explora temas profundos, como a busca pelo conhecimento, os limites da ciência, a existência de vida inteligente em outros planetas e o impacto dessas descobertas na sociedade humana. Sou apaixonada por FC e, certamente, lerei os livros todos da série.
Para terminar
Os homens tiveram todas as vantagens em relação a nós no que diz respeito a contar sua versão da história. Eles tiveram uma educação muito mais refinada; a pena sempre esteve em sua mão.
Jane Austen, em Persuasão.
Então é isso!
Estou muito grata por você ler esta edição especial de início do ano novo. Se gostou, deixe um comentário, uma opinião, uma sugestão. Vou adorar.
Se desejar, compartilhe esta cartinha com alguém que poderia apreciar o conteúdo.
Também convido você a ler o meu livro Café & Romance. Ele está disponível na loja virtual da Editora Pedregulho ou direto comigo.
Até a próxima cartinha!