A jornada transformadora do personagem
Na batalha em busca de seus sonhos, o protagonista deverá realizar uma ação básica a fim de ser capaz de superar uma situação de fraqueza e se tornar uma pessoa diferente no final.
Olá!
Fico feliz por você ler a Aprendiz de escritora e me acompanhar na jornada de de construção do meu primeiro romance.
Tenho compartilhado, nestas cartas, as etapas de estruturação da obra que venho escrevendo. Se ainda não viu os passos anteriores do meu desafio, clique aqui e acesse as cartas anteriores.
Vamos a mais uma cartinha?
A mudança de caráter do protagonista
Após definir as necessidades e desejos da protagonista de minha história, chegou a hora de estabelecer as mudanças que ocorrerão em seu caráter. A personagem precisará lutar para alcançar algo e, ao final, terá mudado positiva ou negativamente.
Nesta batalha, ela deverá realizar uma ação inicial para ser capaz de superar uma situação de fraqueza para se tornar uma pessoa diferente.
Fraqueza x Ação básica = Mudança
Para inserir a equação acima na estrutura do romance, comecei com uma ação básica e depois a fiz ir para o oposto da ação. Desta maneira, os leitores e leitores poderão ver quem é a protagonista, no começo da história, com suas limitações e fraquezas, e quem ele é no final após a sua mudança.
Estas são as ideias principais na construção da mudança de caráter de minha protagonista:
o Apresenta forte dependência emocional com uma amiga extremamente autoritária e crítica e não consegue impor sua vontade.
o Vivencia lembranças da experiência traumática do casamento com um marido abusivo e teme dividir o teto com o atual parceiro.
o Precisa vencer a suscetibilidade ao julgamento e às críticas da amiga e ter autonomia para realizar seus projetos.
o Precisa superar o trauma do passado e reconhecer que cada relacionamento tem suas peculiaridades.
o A protagonista se afastará da amiga crítica e a excluirá de seus planos e projetos para não enfrentar seu julgamento e interferência. Ao final, deverá estar independente emocionalmente e confiante de sua capacidade.
o Ela e seu parceiro ficarão separados por um tempo até perceberem que cada relacionamento é único e diferente. Ao final, deverão decidir por um modelo de moradia que seja funcional para ambos.
Então, a partir dessas ações e reações, fui construindo o caminho para minha protagonista percorrer em sua batalha. Apesar de suas fraquezas, lutará, sozinha, para alcançar seu objetivo, ao mesmo tempo em que procurará evitar comprometer seus relacionamentos afetivos.
Conseguirá manter a amizade e o relacionamento amoroso e se tornar autônoma e independente emocionalmente?
Lendo
O Segundo Caçador, de Bruno, Crispim
Esse thriller urbano psicológico aborda a violência cotidiana e a impotência da sociedade diante de tantas coisas ruins que não podem ser resolvidas de maneira como se espera, ou se gostaria. Diante das mazelas que considera inaceitáveis, o protagonista resolve fazer justiça com as próprias mãos, transformando-se em um justiceiro temido por todos os transgressores da lei e amado pela parcela da população marginalizada.
Na fila
O náufrago, de Thomas Bernhard
A história de três exímios estudantes de piano, um dos quais teve sua vida aniquilada a partir do momento em que ouviu Glenn Gould, um dos outros três, tocar as Variações Goldberg, de Bach. Neste seu livro, Thomas Bernhard fala da morte. A do músico Gould e a de Wertheimer, igualmente músico, que se suicidou.
Compartilhando
O texto e o tempo: newsletters | 5 e 6 de novembro
A querida Vanessa Guedes está organizando um evento para reunir pessoas autoras e leitoras de newsletter que estejam dispostas a discutir nossa relação com a produção e consumo de conteúdo em texto. São oficinas e bate-papos para quem quer olhar para esse formato de publicação a fundo, feitas por quem está sacudindo o movimento.
Para terminar…
“A literatura aparece quando alguma coisa na vida se desregra; para escrever — bem o mostrou Blanchot no paradoxo de Aytré — a primeira condição está em que a realidade deixe de ser natural; somente então a gente é capaz de vê-la e de mostrá-la”. Simone de Beauvoir
Então é isso.
Ficarei feliz em receber um comentário seu. Pode ser?
Grata pela leitura e até a próxima! ❤️
. Instagram: @denise_gals
· Twitter: @denisegals
Obrigado por ler Aprendiz de Escritora! Inscreva-se gratuitamente para receber novas postagens e apoiar meu trabalho.