Necessidades e desejos do protagonista
Para ajudá-lo a suprir sua necessidade interna, o personagem deve apresentar características específicas que promovam o seu crescimento pessoal e o tornem apto a alcançar seu objetivo.
Olá!
Obrigada por ler a Aprendiz de escritora e me acompanhar na jornada de estruturação do meu primeiro romance.
Se você ainda não viu os passos anteriores do meu desafio, clique aqui e acesse as cartas anteriores.
Vamos a mais uma cartinha?
A necessidade do protagonista
Prosseguindo na tarefa de construir a minha história, precisei definir a necessidade do meu protagonista. Algo que deve preencher dentro de si a fim de ter uma vida melhor. Via de regra, envolve o processo de superar a sua fraqueza e se transforma ou evoluir de algum modo.
A princípio, o protagonista ainda não tem consciência de tal necessidade. Isto deve ocorrer quase no fim da história, após experimentar uma grande adversidade. Estes dois elementos, a fraqueza e a necessidade, tornarão possível a transformação do personagem afinal.
Assim, defini que a necessidade interna, e inconsciente, que a protagonista de meu romance precisava preencher:
Descobrir seu verdadeiro potencial para realizar seus projetos
Perceber sua capacidade de tomar decisões sem influências externas.
O desejo do protagonista
Na história, o personagem possui um desejo consciente. Ele acredita realmente que é isso que está buscando. Esse desejo deve estar conectado à sua necessidade de superar uma fraqueza, da qual ainda não tem consciência.
O desejo é um objetivo fora do personagem, mas permanece escondido, sob a superfície. Deve ser tão interessante que os leitores queiram ir junto com o personagem. Então, que objetivo particular minha protagonista busca?
A protagonista quer iniciar um novo projeto e investir em uma nova carreira.
Planeja abrir um negócio próprio sem nenhuma experiência anterior.
Quer viver um amor sob um modelo não tradicional de relacionamento.
Atributos do protagonista
Para ajudá-lo a suprir sua necessidade interna, o personagem deveria apresentar características que promovem o seu crescimento pessoal e alcance seu objetivo. Cada atributo traria uma emoção e um comportamento associado a ela.
Que características moral, de realização, de interação e de identidade a minha protagonista precisaria ter para suprir sua necessidade interna?
Moral: sinceridade, coragem e delicadeza para vencer a dependência emocional.
De realização: esforço e foco para se aprimorar nas técnicas e ferramentas necessárias ao desempenho na nova carreira.
De interação: tolerância, tato e gentileza para interagir com a antagonista e as forças contrárias que tentam dissuadi-la de seu objetivo.
De identidade: persistência, criatividade e determinação para buscar dentro de si mesma sua melhor versão.
A partir destas definições, iniciei o trabalho de criar as cenas em que a personagem se visse obrigada a buscar opções para superar as lacunas e se capacitar para concretizar esses desejos, a despeito de suas limitações e das forças antagônicas que poderiam tentar demovê-la de seus objetivos.
Parece complicado, não é? Confesso que foi um pouco trabalhoso, mas, acredito que consegui construir uma protagonista com necessidades, desejos e atributos interessantes para a trama.
Lendo
A Escritora
por Nicky Jonny
A personagem traz consigo marcas difíceis de apagar, mas no coração, uma vontade imensa de vencer. E é aí que entra o destino, mudando caminhos, traçando novas histórias, trazendo vida ao que estava morto e a luz da esperança onde só havia escuridão.
Gosto de ler romances de autores que ainda não conheço e observar minhas reações como leitora, diante dos infortúnios e transformações dos personagens.
Na fila
A Quinta Estação
por N.K. Jemisi
Quietude, lugar há muito acostumado à catástrofe, onde os orogenes - aqueles que empunham o poder da terra como uma arma - são mais temidos do que a longa e fria noite. E onde não há compaixão. A escrita de Jemisin é fácil, e um tanto quanto poética. Uma das narrações, inclusive, é escrita diretamente para nós, como se o leitor fosse o personagem.
Envolver-me em mundos de fantasia e ficção é uma experiência estimulante para mim.
Para terminar…
“O espírito do romance é o espírito de complexidade. Cada romance diz ao leitor: ‘As coisas são mais complicadas do que você pensa.’ Esta é a eterna verdade do romance.”
(Milan Kundera, em A arte do romance)
Então é isso.
Ficarei feliz em receber um comentário seu. Pode ser?
Se desejar, compartilhe esta cartinha com outras pessoas que curtiriam este conteúdo.
Grata pela leitura e até a próxima! ❤️
· Instagram: @denise_gals
· Twitter: @denisegals