As batalhas do Protagonista
As atitudes, as escolhas e o comportamento da personagem revelam a batalha interior e o conflito externo que a atrapalham na luta para alcançar seu objetivo.
Olá!
Fico feliz por você ler a Aprendiz de escritora e me acompanhar na jornada de estruturação do meu primeiro romance.
Se ainda não viu os passos anteriores do meu desafio, clique aqui e acesse as cartas.
Vamos a mais uma cartinha?
Os Conflitos do protagonista
Na cartinha anterior, defini os preconceitos, as manias e os defeitos de minha protagonista, assim como seus arrependimentos e rancores, que poderiam arruiná-la ou salvá-la ao longo de sua jornada.
O passo seguinte seria estabelecer os conflitos que definiriam a batalha entre protagonista e as forças antagônicas.
Assim como o desejo do protagonista, o conflito externo deve ser a parte da história mais visível para o leitor. Esse elemento estará presente na maioria das cenas e será responsável pelos eventos do enredo. Poderia ser uma ou mais pessoas ou até mesmo fenômenos extra-humanos.
Seguindo esta linha, comecei a definir com quem a protagonista de minha história lutaria. Dessa forma, a personagem passaria a maioria da história lutando contra forças externas que tentariam desviá-la de seu objetivo:
o A protagonista preferirá ceder ao autoritarismo de uma amiga próxima a perder a amizade, pois acredita ter uma dívida de gratidão com ela.
o Ela passará boa parte da história fazendo concessões e suas ações se basearão nas críticas e opiniões assertivas dessa amiga.
o A exigência do parceiro amoroso em morarem na mesma casa como condição para manter o relacionamento será outro elemento antagônico com o qual a protagonista terá de lidar.
A batalha interior do protagonista
Além do conflito externo, existe um outro ainda maior, que a protagonista deverá enfrentar. Entretanto, ela ignora ou não admite esta parte de si que precisa de mudança. Este conflito interno a perseguirá por grande parte da narrativa. Se conseguir vencer tais barreiras, alcançará ou não seu objetivo.
o A protagonista estará suscetível ao julgamento e às críticas da amiga e viverá fugindo dela e excluindo-a seus projetos, sem forças para quebrar tal dependência emocional.
o Ela sofrerá, por muito tempo, o medo de reviver o trauma do passado, fruto de experiências frustradas no casamento anterior, sem condições de assumir um novo relacionamento com o homem que ama.
Esta luta que a protagonista travará internamente, muitas vezes resultará em ações que não farão muito sentido para quem lê a história. Aos poucos, as atitudes, as escolhas e o comportamento da personagem revelarão a batalha interior que a atrapalha na luta para alcançar seu objetivo.
A minha protagonista enfrentará seus medos e traumas para seguir em frente em sua busca por independência e autonomia? Renunciará ao amor e à amizade que a impedem de realizar seu projeto de vida? O que vocês acham?
Na próxima cartinha
Vamos falar sobre o tema. Que mensagem o escritor quer que o leitor descubra ao ler a história?
Espero que gostem de ler e, quem sabe, opinar. Vou adorar. :)
Lendo
Mais de cem histórias maravilhosas, de Marina Colasanti
Antologia que reúne contos de fadas de Marina Colasanti ao longo de mais de 3 décadas. Os contos transitam pela rota do simbólico e do imaginário. É puro encantamento.
Na fila
O Reino Deste Mundo, de Alejo Carpentier
Recriação dos acontecimentos que precederam a independência haitiana até um Haiti em pleno período republicano – a transição de colônia francesa governada por brancos para uma nação negra regida pelo primeiro monarca coroado no Novo Mundo. Carpentier recria um mundo exuberante inaugurando o que foi chamado de “real maravilhoso” (ou “realismo mágico”).
Para terminar…
“Eu queria ser muitas coisas nessa vida, uma infinidade de coisas que se complementam e outras que nem tanto. E tenho percebido a cada dia que não vai dar tempo”.
(Paula Maria, em Palavras da ilharga)
Então é isso.
Ficarei feliz em receber um comentário seu. Pode ser?
Se desejar, compartilhe esta cartinha com outras pessoas que curtiriam este conteúdo.
Grata pela leitura e até a próxima! ❤️
Instagram: @denise_gals
Twitter: @denisegals
Obrigado por ler Aprendiz de Escritora! Inscreva-se gratuitamente para receber novas postagens e apoiar meu trabalho.
Ahhh olha eu aqui!
Adorei ler mais um pedaço da sua história. Fiquei curiosa com isso daqui ó "muitas vezes resultará em ações que não farão muito sentido para quem lê a história." - por que? Talvez possa nos contar mais sobre isso!
beijos e boa semana!