Como a protagonista precisa ser
Cada atributo deve conter uma emoção e um comportamento associado à personagem e que a possibilite crescer dentro da trama.
Olá,
Que bom ter você aqui me acompanhando na jornada de estruturação do meu segundo romance. Isto mesmo, como já terminamos todo o processo de construção do Café & Romance, a partir desta edição, o assunto principal será sobre o nascimento de Quarentona, o novo romance que estou escrevendo.
Obrigado por ler a Aprendiz de Escritora! Assine grátis para receber as novas edições.
Vamos a mais uma cartinha
Na edição anterior falei como construí a necessidade interna que a protagonista de Quarentona precisará preencher. Nesta outra edição, mostrei que fraqueza a impedirá de avançar em seu objetivo.
Como a protagonista precisa ser
Para suprir uma necessidade interna, a personagem deve apresentar características que promovam o crescimento pessoal e a levem a alcançar seu objetivo. Cada atributo trará uma emoção e um comportamento associado a ela.
Fiz uma lista de características que minha protagonista precisará ter:
Moral: gentileza, compaixão, senso de justiça e empatia para compreender a motivação da antagonista e lidar com seus desmandos.
De realização: criatividade, organização, responsabilidade e determinação para atender as demandas e provar sua capacidade de permanecer estável profissionalmente.
De interação: paciência, esforço e introversão para resistir aos ataques externos e se manter firme em seu propósito;
De identidade: amabilidade consigo mesma para se sentir desejável e capaz de se relacionar afetivamente
A partir destas definições, eu poderia criar cenas em que a personagem se visse obrigada a buscar opções e se capacitar para concretizar seus desejos, a despeito das limitações e das forças antagônicas que poderão demovê-la de seus objetivos.
Acredito que construí uma protagonista com fraquezas, necessidades, desejos e atributos interessantes para a trama.
Na próxima cartinha
Darei continuidade à saga de construção do segundo livro, contando um pouco sobre como moldei a personalidade da personagem central do romance.
Sem spoilers, desta vez
Ao contrário do que fiz com o primeiro romance, não teremos palinhas de Quarentona, ok? Talvez, mais para a frente, depois de uma revisão mais apurada, quem sabe eu solte alguma coisinha, combinado?
Para terminar…
A beleza, a juventude, a boa sorte e até mesmo o amor não podem afastar os cuidados, a dor, a perda e a tristeza, mesmo dos mais abençoados, pois em cada vida, um pouco de chuva deve cair, alguns dias devem ser escuros, tristes e sombrios.
Louisa May Alcott, em Mulherzinhas
Então é isso.
Estou muito grata por você ler esta cartinha. Se gostou, deixe um comentário, uma opinião, uma sugestão. Vou adorar.
Se desejar, compartilhe esta cartinha com alguém que poderia apreciar o conteúdo.
Café & Romance digital
Convido você a ler o meu livro Café & Romance. Ele está disponível em formato físico na loja virtual da Editora Pedregulho ou direto comigo. Agora você também pode adquiri-lo na versão e-book na Amazon.
Grata pela leitura e até a próxima! ❤️
Denise
· Meu instagram é o @denisegals
· Meu Twitter é o @denisegals