Nova reviravolta faz a personagem se mexer
É preciso enfrentar os obstáculos e decidir lutar por suas escolhas até o fim. Mas para que isso seja possível, terá de alterar um pouco o plano inicial.
Olá!
Que bom ter você acompanhando a jornada de estruturação do meu primeiro romance. Gratíssima. :)
Você pode conferir as edições anteriores em nosso arquivo, caso tenha perdido alguma. E, se está lendo esta carta por indicação de alguém, assine a newsletter Aprendiz de escritora e receba as próximas cartinhas em seu email, gratuitamente.
Vamos a mais uma cartinha?
Na edição anterior…
A minha protagonista viu-se obrigada a reagir ao fato desencadeado por uma primeira reviravolta em seu mundinho. Você pode rever a carta aqui:
Hoje vou falar sobre como defini o segundo ponto de virada e introduzi eventos contrários à protagonista que provocarão mudança em seus planos. Até então, ela se sentia confiante de que teria sucesso, até perceber que as coisas não seriam tão fáceis quanto pensava.
O segundo ponto de virada
Esse novo evento contrário transformará o desejo da protagonista em um objetivo definitivo. Ela não tem mais dúvida de que precisa enfrentar os obstáculos e decide lutar por suas escolhas até o fim. Mas para que isso seja possível, terá de alterar um pouco o plano inicial.
Esse é o momento em que a antagonista a surpreende — e a quem estiver lendo a história — com seu poder de jogar por terra as convicções recém-conquistadas a respeito de seu futuro.
o A protagonista, agora deliberadamente sozinha, pois acatou o afastamento das pessoas mais próximas e importantes, refletirá sobre como tem sido seu cotidiano e analisará seus medos.
o A antagonista se colocará em seu caminho e a desestabilizará mais uma vez, deixando-a frustrada por perceber que ainda está suscetível à sua influência negativa.
o Frustrada e triste, ela perceberá que, mesmo aceitando o risco de perder pessoas que ama, não evoluiu no processo de construir o estilo de vida que decidiu manter daqui para a frente.
o A protagonista, então, bolará um plano para se reaproximar de alguém que tem uma importância especial em sua vida e de quem sente muita falta, para ajudá-la em seu novo projeto.
Na próxima cartinha…
Vou falar sobre como, finalmente os novos planos de minha protagonista começarão a dar algum resultado e ela alcançará algumas vitórias, ainda com obstáculos pelo caminho..
Lendo
Aniquilação, de Jeff VanderMee
O primeiro volume da trilogia Comando Sul nos apresenta um pouco do gênero literário New Weird, basicamente um “novo estranho”. É um livro que nos deixa incomodados, e eu considero isso muito bom. Assisti à adaptação para o filme e, agora, quero me aprofundar na obra e apreciar sua experiência um pouco desconfortável, mas fascinante.
O ofício de Penélope, de Ronize Aline
A coletânea de contos de minha querida mentora é dirigida ao público adulto. Ronize traz estórias mágicas e do mundo real cotidiano instigantes e ao mesmo tempo divertidas. Com temas variados, cada história revela muito sobre como o escritor trabalha a palavra – a metaficção. Maravilhoso.
Para encerrar…
E o pequeno Vincente ia todo feliz com sua pipa amarela a bordar no céu sonhos que dificilmente se realizariam cá embaixo.
“A orelha de Van Gogh”, em O ofício de Penélope, de Ronize Aline
Então é isso.
Espero que tenha gostado desta edição e se sinta com vontade de deixar um comentário. Vou adorar.
Se desejar, compartilhe esta cartinha com outras pessoas que apreciariam este conteúdo.
Grata pela leitura e até a próxima!
Site: denisegals.com.br
Twitter: @denisegals
Instagram: @denise_gals