Os coadjuvantes empurram a história
A função dos personagens na história repercutirá no tema de alguma forma, refletindo-o ou se opondo a ele.
Olá!
Primeiro, desejo que o seu ano novo seja bom e abençoado. Com liberdade, alegria, saúde e muitas realizações. Vamos ser felizes de novo!
Que bom que você veio ler a primeira cartinha do ano da Aprendiz de escritora. Estou grata por sua generosidade em me acompanhar na jornada de estruturação do meu primeiro romance.
Se perdeu algum dos passos anteriores do desafio, acesse nosso arquivo.
Vamos a mais uma cartinha?
Os elementos secundários
Na última carta, falei sobre como as forças antagônicas obrigarão a minha protagonista a enfrentar seus problemas internos. Nesta, vamos falar sobre as personagem que ajudarão a definir os outros que farão parte da história. Cada uma delas refletirá o problema moral central de minha protagonista.
Cada personagem terá uma função na história e repercutirá o tema, refletindo-o ou se opondo a ele. Ao criá-las, tive o cuidado de conectar e comparar umas às outras e à protagonista, de modo a distingui-la de alguma forma.
As personagens secundárias devem ter profundidade, assim como o protagonista. Quanto mais desenvolvidas, mais interessantes para quem ler a história. Atenta a isso, construí algumas personalidades que acompanharão a jornada de minha protagonista.
Coadjuvantes na jornada da protagonista
o A amiga e confidente dará conselhos e guardará segredos. Criei uma mulher forte e determinada, que apoiará e admirará a protagonista, incentivando-a e aconselhando-a sobre enfrentar as interferências da antagonista e do interesse amoroso em suas decisões. Como profissional da saúde será uma peça importante para ajudar a protagonista a não se desviar de seu objetivo.
o O parceiro amoroso desejará fazer parte ativa da vida da protagonista. Para isso, estará sempre pronto a apoiá-la em seu projetos, com sua experiência profissional, provando-se útil para ela. Lutará para convencê-la a avançar no relacionamento a dois, abrindo mão de suas convicções por amor. Odeia a antagonista e é um fator importante para afastá-la da protagonista.
o A amiga e colaboradora trabalhará ao lado da protagonista e terá um papel importante em sua percepção sobre o comportamento humano. Criei uma jovem negra decidida a conquistar seu lugar no mundo, e conseguirá, como profissional e mulher plena e consciente de seus direitos em um mundo preconceituoso.
o A fiel escudeira e assistente leal da antagonista terá a função de descontrair o ambiente e afastar a atenção desta, deixando a minha protagonista mais livre para realizar seus projetos.
o O parceiro profissional da protagonista será de fundamental importância para seu negócio dar certo. Seu relacionamento interracial com outra personagem será um ponto de reflexão sobre as barreiras que o amor é capaz de transpor.
o Amigo e confidente do parceiro amoroso da protagonista. Aconselhará o amigo sobre como lidar com a mulher independente que ela se tornou. Terá um relacionamento interracial com a confidente da protagonista e, juntos, tentarão reaproximá-los.
Alguns fantasmas
Eu havia criado mais uma personagem, porém, no decorrer da história, percebi, com a ajuda de minha mentora, que ela não tinha função na trama que justificasse sua presença. Assim, deletei-a e enriqueci a personagem negra, com mais relevância no enredo.
Também criei um personagem que só aparece nas lembranças da protagonista: o ex-marido abusivo, que se torna um forte impedimento para ela se dar uma chance de amar novamente e ser feliz a dois.
Acredito que minhas personagens ficaram ricas, com arcos bem desenvolvidos, todas com vidas próprias, problemas, amores e conquistas. Tomara que os leitores e leitoras se apaixonem por eles, como eu me apaixonei.
Na próxima cartinha…
Vamos falar sobre o narrador e o ponto de vista a partir do qual a história será contada.
Espero que gostem de ler e, quem sabe, opinar. Vou adorar. :)
Lendo
Os miseráveis, por Victor Hugo
Na verdade, estou relendo essa poderosa narrativa que denuncia todos os tipos de injustiça humana. É emocionante a história de Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietante, do ponto de vista religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas. Já leu?
Saboroso Cadáver, por Agustina Bazterrica
O livro conta a história de um vírus que se espalha entre os animais de todo o planeta e torna sua carne mortal aos humanos. Impossibilitados de utilizar os animais para a alimentação, a sociedade regulariza a criação e a reprodução de seres humanos como animais de abate, transformando o mundo num lugar cinzento, cínico e inóspito. Presenciamos o processo metódico da criação de pessoas, abates, experimentos de laboratório, caçadas humanas e suntuosos jantares canibais. Tem estômago para ler?
Na fila
Outlander — A libélula no âmbar, por Diana Gabaldon
Neste segundo volume Claire Randall volta para as Terras Altas da Escócia, 20 anos depois, disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII. Haja fôlego.
Para terminar…
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.(Carlos Drummond de Andrade)
Então é isso.
Estou feliz por você ter me acompanhado no ano passado. E muito grata por ter decidido continuar comigo por mais um ano novo.
Quer deixar um comentário? Vou adorar.
Se desejar, compartilhe esta cartinha com outras pessoas que curtiriam este conteúdo.
Grata pela leitura e até a próxima!
. Instagram: @denise_gals
· Twitter: denisegals
. Blog: Café à escrivaninha
Obrigado por ler a Aprendiz de Escritora!
Inscreva-se gratuitamente para receber novas postagens e apoiar meu trabalho.